Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

A Volta ao Mundo dos Canários

MUNDO_DOS_CANARIOSWilson Gomes

Essa viagem se inicia no sé­culo XIII, nos idos de 1402 quando foi noticiado a existência de aves de­licadas e graciosas aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaacom cerca de 12 cm, tratava-se de canários selvagens (Serinus Canarius) , o nevado de cor verde acinzentada. Habitando em um local de clima agradável e vegetação densa,esse pedacinho do planeta, era um pequeno arquipélago com 7 ilhas somando 7.447 km2, suspensas no oceano atlântico, a cerca de 100 km da costa africana na direção do Marrocos. São as Ilhas Canárias, esse nome não é por acaso, afirma-se que esta deno­minação se origina de cães selvagens nativos das ilhas, onde os antigos ro­manos tinham interesse somente nes­tes ferozes animais, que em latim é "canis". Canárias significa " ilha dos cães"

No século XV, tem-se notícias de canários sendo criados como ani­mais de estimação na Europa, eles habi­taram palácios de reis ingleses (Rainha Elizabeth, que reinou de 1658 a 1603), imperadores alemães, e chegaram aos aposentos de sultões no oriente. Por esta razão também são conhecidos por canário do reino. E assim graças ao seu canto e encanto, alcançaram todo o planeta do ocidente ao oriente.

O que o homem trouxe de be­nefício aos canários ? podemos e de­vemos pensar nesta pergunta.

A resposta é muito vasta, mas vamos nos ater em alguns aspectos; ele os tirou do anonimato, criando condições de se multiplicarem aos mi­lhões ao redor de todo o planeta, no entanto em condições normais esta­riam confinados a uma pequena popu­lação de aves naquela localidade por muito tempo isolada.

Mas atualmen-te, em função de sua boas condições climáticas e belezas naturais atraiu muitas pessoas, essas ilhas estão sob o domínio da Espanha, cuja a população em 2003 eram 843.755 saltando para quase 2.000.000 pessoas em 2005, desta forma ocupando grande parte dos espaços, com suas cidades, construções e plantações, reduzindo drasticamen­te o habitat natural dos canários, hoje confinados a pequenas reservas.

Na verdade o grande fator de redução no número de aves e demais animais no planeta, é a redução do seu ambiente, pois além de erradamente eliminar as espécies existentes, não permite condições satisfatórias para a única forma de preservação da vida, a qual é a procriação...

Ficamos diante de um impasse, se por um lado é legítimo e necessário ao homem ter espaço para sobreviver, aos animais também deve-se reconhe­cer esse direito. E cabe a nós, resolver este problema, pois a nós Deus con­fiou este planeta, para desfrutarmos dele de maneira harmoniosa, e nos deu condições de inteligência muito superior aos demais seres com os quais co-habitamos no planeta , portanto somos responsáveis por eles.

O homem foi criado para in­teragir com a natureza, respeitando-a de acordo com as peculiaridades de cada ser vivo, doméstico ou selvagem, e cada ambiente,isto seria o normal, e não se isolar no concreto e asfalto. Diante destes fatos, podemos concluir que o ideal é uma solução de conví­vio.

Necessitamos das plantas, ani­mais, rios, florestas, etc..perto de nós, o mais harmonioso possível, entre nós 6 bilhões de seres humanos e os de­mais seres e ambientes do planeta. Será que isso é possível ?

Acreditamos que sim, e temos vários bons exemplos disto, como por exemplo quando trazemos plantas para dentro de nossas casas ... nos jar­dins que descansam nossos olhos, com flores de terras longínquas, onde mui­to tempo estão conosco, e talvez nem existam mais no local de oriqem, ou ainda as belíssimas orquídeas desenvolvidas através de cruzamentos feitos pelo homem, de novas raças de cachorros que criamos, etc... Que podem conviver tão bem conosco, é só cuidar­mos bem...

E aí chegamos no final da incrí­vel viagem do canário, que saiu ponti­nhos de terra sobre o vasto oceano, e hoje esta em nossas casas muito bem adaptado, e sem alguém tem dúvida disto basta essa prova.

A reprodução, qualquer ani­mal só reproduz, quando existem boas condições para a espécie ... este é um sinal evidente, da boa adaptação, a ponto de criar-se até um elo de depen­dência, pois essas graciosas aves, não sobrevivem se saírem do convívio hu­mano, que os protege de predadores e doenças, alimenta e proporciona um ambiente adequado para reprodução, perpetuando a espécie, a qual passa bem longe da extinção, e pelo contrá­rio.

Hoje, existem milhões e mi­lhões de canários ao redor do mundo, incomparavelmente mais do que nas Ilhas Canárias, com centenas de va­riações de maravilhosas cores e mui­tas variações de formas e tamanhos, obtidas através de mutações naturais desenvolvidas nos criadouros, sem dú­vida mais belas do que o pássaro que deu origem a elas.

É sem dúvida um dos ótimos exemplos, que temos de interação com a natureza.

Trazendo um benefício mútuo, pois respondem aos bons cuidados que lhes dispensamos, com a proteção que lhe damos, e o ambiente adequa­do proporcionado, com a sua sonora, graciosa e belíssima presença nas pró­ximas gerações, e hoje bem próximo de qualquer um que deseja se aproxi­mar.


 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware