Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

Alimentos Funcionais

alimentos_funcionaisLavínia Iervolino Rossini

Na alimentação animal hoje são usadas substâncias classificadas como alimentos funcionais, ou seja, substânciasAAAAAAAAAAAAAAAAA que têm como objetivo ser uma alternativa no uso de antibióticos fornecidos junto ao alimento, bem como favorecer uma microflora intestinal saudável e equilibrado em termos de microorganismos. Nesta classificação encontram-se os probióticos e os prebióticos.

Os primeiros, os probióticos, são produtos naturais, constituídos por microorganismos vivos, que mantêm o equilí­brio da microbiota intestinal. Favorecem com isso, a absorção de nutrientes melhorando o seu desenvolvimento corpóreo.

Os microorganismos componentes do probiótico são mantidos vivos pelo processo de liofilização, o que permite que este seja estocado por um tempo prolongado. Têm como características desejáveis a sua resistência às condições do am­biente do trato intestinal, quais sejam, ação dos sucos biliar, gástrico, pancreático), não é tóxico para o animal. É estável às condições ambientais de estocagem. Possui ação antagónica à das bactérias intestinais indesejáveis.

É usado como um meio alternativo para promover o ganho de peso dos animais, como meio preventivo às infecções intestinais e como restabelecedor da microbiota intestinal. Existem vários modos de ação descritos para os probióticos que são, competição por sítios de ligação, também conhecido por exclusão competitiva, produção de substâncias com ação antibacteriana, competição por nutrientes, estímulo ao sistema imune do animal, aumentando a atividade das células fagocíticas do organismo, auxílio na digestão e absorção de nutrientes, produção de vitaminas do complexo B, eliminação de aminas biogênicas, proteção das vilosidades intestinais contra a ação de toxinas bacterianas, restauro da microbiota intestinal após a administração de quimioterápicos.

Tratamentos prolongados, de modo desnecessário e em dosagens inadequadas com antibióticos podem compro­meter a microbiota intestinal, favorecendo a instalação microorganismos indesejáveis, prejudicando o desenvolvimento do organismo, bem como o seu sistema imunológico, tornando o animal suscetível a diversas enfermidades.

Os prebióticos, por sua vez, diferem dos probióticos por serem cosntituídos por Oligossacarídeos ou por leveduras mortas. As leveduras são obtidas a partir a partir de um processo de secagem onde são mortas. É constituído de proteí­nas, vitaminas e minerais. Os prebióticos também estimulam no crescimento e ativam o metabolismo de grupos de bactérias do trato intestinal.

Estas substâncias podem ser fornecidas às aves através da água de bebida ou diretamente no papo quando adicio­nadas ao alimento.


 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware