Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

Viabilidade do Uso de Probióticos em Aves Domésticas

viabilidade_do_uso_de_probioticos

Paulo Campos Christo Fernandes

MS - Med.Vet., Doutorando EV-UFMG fernandespcc(S excite.com

Norberto Mário Rodriguez PhD - Professor titular EV-UFMG norberto(5 vet.ufmg.br


INTRODUÇÃO

O crescimento da inquietação pú­blica quanto ao uso de antibióticos e seus problemas potenciais como toxicicidade, alergiaJAJAJAJAJA e desenvolvimen­to de resistência têm estimulado o in­teresse pelos probióticos como suple­mento ou terapia auxiliar.

Certas porções do sistema digestivo possuem o ambiente ideal para a coloni­zação e crescimento de microrganismos. Alguns deles possuem grande importân­cia na digestão e absorção dos nutrien­tes (carboidratos, proteínas, lipídios, minerais) e ainda participam da síntese de vitaminas. Outro papel importante da microflora é preparar o intestino do re-cém-nascido para futuramente ser um órgão imunológico. Outras importantes atividades da microflora intestinal nor­mal é impedir a fixação de microrganis­mos causadores de doenças.

O embrião dentro do ovo é estéril, isto é não possui microrganimos. O estabelecimento da microflora intesti­nal acontece no momento do nasci­mento. A partir daí, inicia-se a forma­ção da microflora que ainda vai sofrer influência do ambiente e, em poucas horas, estará definitivamente estabele­cida uma relação simbiótica que irá perdurar pelo resto da vida do animal.

PROBIÓTICOS

Probióticos são produtos que car­reiam, na forma viável, microrganismos de origem intestinal humana, quando o produto se destina ao consumo huma­no, e de origem intestinal animal espe­cífica, quando se destina ao consumo de uma determinada espécie animal, com a finalidade básica de restaurar ou manter o equilíbrio microbiano intestinal. Nada impede, no entanto, que os pro­bióticos possam ser empregados com fi­nalidades mais específicas, de acordo com evidências experimentais.

PREBIÓTICOS e SIMBIÓTICOS

Prebióticos são ingredientes não digeríveis da dieta que afetam benefi-camente o organismo animal, pelo es­tímulo seletivo ao crescimento e/ou atividade de um limitado grupo de microrganismos no cólon, podendo melhorar a saúde do hospedeiro.

Os produtos simbióticos são aque­les que, além de carrearem um micror­ganismo probiótico, carreiam também uma substância prebiótica. Geralmen­te os suplementos simbióticos comer­cializados contêm espécies probióticas, atuantes no intestino delgado, e prebióticos, estimulantes das bifido-bactérias já existentes no cólon.

COMO AGEM OS PROBIÓTICOS

Existem alguns modos de atuação propostos para os probióticos na sua ati­vidade contra microrganismos patogêni-cos, aumentando a resistência do hos­pedeiro às desordens gastrointestinais.

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware