Pintassilgo "Criação Em Cativeiro"


1) SELEÇÃO DO CASAL
A origem do pássaro é fundamental para se obter sucesso na criação. Deve-se sempre adquirir pássaros registrados junto ao Ibama, e anilhados com anilhas 2.4 invioláveis, as quais são conseguidas junto a criadores sérios.
2) PREPARAÇÃO DO CASAL
A preparação é feita da seguinte maneira: As fêmeas devem ficar em gaiolas individuais no período de agosto a março, começando a procriarem com maior intensidade no mês de outubro em diante.
Em agosto, começo a colocar o macho próximo à fêmea. Esta, quando está pronta para procriar, emite um sinal sonoro juntamente com o macho escolhido, ficando abrindo e fechando o bico, como se estivessem pedindo trato. A gaiola do macho fica ao lado da gaiola da fêmea.
3) PREPARAÇÃO DA GAIOLA
A gaiola deve ser do tipo Argentina, com divisórias, e com grades no fundo, para manter os pássaros longe das fezes. Devem ter o tamanho de 0,60 x 0,40 x 0,40.
O ninho é colocado na lateral, na parte mais alta da gaiola, e esta deve estar a uma altura de no mínimo
4) PREPARAÇÃO DO NINHO
O ninho que deve ser utilizado é o de bucha (não utilize o ninho de corda, pois a fêmea vai desfiá-lo por inteiro). Coloque sempre em um canto da gaiola, um ninho de corda de cabeça para baixo, para que a fêmea possa desfiá-lo e utilizá-lo na construção do seu ninho verdadeiro.
Coloco por fora da gaiola, pedaços de juta, medindo
Quando a fêmea estiver com o ninho pronto, eu ofereço pedaços de algodão, em pequena quantidade. A fêmea dará o acabamento com ele.
Quando a fêmea começa a construção do ninho, é a hora do acasalamento.
Coloco o macho escolhido pela manhã, e retiro logo após a gala.
Há machos, mais veteranos, que eu consigo deixar junto com a fêmea. Devemos conhecer o estilo do macho, mas o mais viável é o de retirá-lo.
Há fêmeas, que quando novas, põem os ovos, e não os chocam. Aí é que entram em ação as canárias "ama seca".
Devemos ter sempre nessa época, essas canárias comuns, pois as canárias aceitam e criam muito bem os pintassilgos.
As fêmeas de três anos ou mais, são as melhores para a criação.
Devemos camuflar o ninho com plantas artificiais. Vá a uma loja de R$ 1,99 e compre plantas plásticas, tipo samambaias e trepadeiras. Distribuir de tal maneira, que a fêmea fique um pouco escondida do lugar onde você mais transita.
A fêmea vai chocar, e devemos marcar o dia exato do choco. 12 dias após, em média, os filhotes nascem, e 15 dias mais, eles saem do ninho, e com 40 dias, eles já comem sozinhos. Então os separamos, colocando uma gaiola colada à gaiola mãe. Os machos, às vezes a fêmea, irão tratar os filhotes pela grade. Em poucos dias separamos em definitivo.
Os filhotes, ao nascerem, devem receber Pró-imuni baby durante os primeiros 07 dias. Após, usamos o coccidiostático.
O anilhamento deve ser feito entre o 6a e o 89 dia de vida.
5) ALIMENTAÇÃO
Para o período de criação:
Verdura: Raditi à vontade; Jiló 02x/semana; Maçã 02x/semana; Farinhada da Angercal 02x/semana; e Areia fina à vontade.
Quanto ao niger, eu dou na unha, mas só se o filhote não está alimentado.
6) SANIDADE
Os pintassilgos são aves que têm maior suscetibilidade a Coccidiose que outras aves. O nível de coccídea deve ser controlado, isto é, mantido baixo.
Todo pássaro é portador de coccídea. Devemos usar constantemente um coccidiostático para manter sempre baixo esse nível.
Aminoácidos e vitaminas são essenciais para que essa doença seja controlada.
As gaiolas devem ser mantidas limpas, pois é através das fezes que a transmissão da doença é feita de uma ave para outra.
7) AMBIENTE
As gaiolas devem estar em um lugar bem ventilado e bem iluminado. O ideal é ter um exaustor para a renovação total do ardocriatório.
COMENTÁRIO FINAL:
Enfim, o pintassilgo é o pássaro que mais desperta interesse a nível Mundial.
Os europeus criam os "nossos" pintassilgos. Por que não façamos o mesmo?
|