Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

Bicudos & Curiós

Alopisio Pacini Tostes

O Bicudo {Oryzoborus c. maximiliani) e o Curió (Oryzoborus a angolensis) são duas das aves mais nobres de nossaJSIISJSJSJSJJJJA avifauna, pelo porte majestoso e pela melodia do canto. Por isso, até bem pouco tempo, eram muito cobiçados pelos caçadores profissionais, dessa forma, prejuízos irreversíveis foram provocados às suas populações silvestres. Hoje, porém, este tipo de atividade predatória está mais contida e controlada, graças à ação do Ministério Público, IBAMA e da Polícia Florestal e Ambiental, que iniciaram um combate tenaz à caça indiscriminada e a comercialização ilegal das espécies selvagens.

filhote_1Ademais, a devastação do meio ambiente, através do desbravamento de novas glebas rurais, do desmatamento irracional das margens dos rios e brejos, das construções de barragens hidrelétricas, do uso descontrolado de defensivos agrícolas e da poluição crescente das águas dos rios, barbaridades que têm destruído os "habitat" naturais e dizimado, também, a fauna silvestre. Com todos esses gradativos e sistemáticos processos de decomposição dos ambientes naturais, é fácil deduzir que o Bicudo e o Curió e muitos outros estão de fato, "em processo de extinção", no seu estado selvagem.Filhote2

Em contrapartida, existe, agora e felizmente, um incremento à ação dos criadores domésticos, abnegados e autênticos amantes dos animais que tem desenvolvido técnicas eficazes de criação dessas aves, em cativeiro, conseguindo ótimos resultados com produção de "specimens" de alta qualidade e boa saúde, verdadeiras máquinas de cantar. O objetivo mais perseguido pelos criadouros é a produção de aves com alta capacidade de repetição, - emitir o canto sem parar por inúmeras vezes -característica genética que só pode ser conseguida com extremo cuidado nos cruzamentos. Os criadores mais conscientes e refinados tem se abstido de utilizar pássaros de origem desconhecida e capturados, que além da ilegalidade, carregam dúvidas quanto à característica de repetidor.

Filhote_4

Outra vantagem marcante na criação doméstica, é poder-se conseguir que os filhotes possuam o melhor canto de seus irmãos selvagens, uma vez que se tem notado que, com o passar do tempo, se não se cuidar da boa qualidade o bom canto pode se deteriorar, em face da assimilação natural de sons estranhos, em prejuízo de

suas raízes silvestres e naturais. Se levarmos em conta, ainda que, para possuir algum tipo de dialeto esses pássaros escutam o canto de seu próprio pai e de seus congéneres que carregam milénios de treinamento e aprendizado a partir da carga genética, do barulho do vento e das águas, do canto de outros pássaros, do ruído da mata, da influência da altitude e do relevo e de vários outros fatores imperceptíveis ao nosso conhecimento.

Assim, o aprendizado do melhor canto, através de gravações dos melhores mestres, ao lado da repetição, tem sido a grande mola propulsora que impulsiona os criadores a cada vez se esmerarem buscando oferecer à demanda pássaros com qualidade muito diferenciada que podem alcançar valores altíssimos. Os ornitofilistas de hoje estão cada vez mais à procura desses pássaros. Criadouros estão se implantando por todo o Brasil e são milhares de aves nascidas que estão aí sendo transferidas para os mantenedores avidamente interessados por elas. Pode-se trabalhar como amador (Instrução Normativa 5 do IBAMA) e produzir pequenas quantidades deles, logicamente com exemplares de alta linhagem; agora, quem quiser trabalhar profissionalmente (Portaria 118 do IBAMA) com esse dignificante serviço, é só começar.


Filhote_5Dessa forma, com esse esforço conjunto as atividades dos Clubes, os Torneios tendem a serem incrementadas e o número de sócios aumentar gradativamente para solidificar e cada vez conquistar respeito da sociedade.
idamente interessados por elas. Pode-se trabalhar como amador (Instrução Normativa 5 do IBAMA) e produzir pequenas quantidades deles, logicamente com exemplares de alta linhagem; agora, quem quiser trabalhar profissionalmente (Portaria 118 do IBAMA) com esse dignificante serviço, é só começar.

Esse é um trabalho marivilhoso que esta se desevolvendo no sentido de conservar dois dos melhores exemplares de nossa fauna, os maravilhosos bicudo e curió.
img063-2_07

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware