Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

Reprodução dos Canários

reproduo_dos_canariosCriador: Eraldo Luis Monteiro


É chegada a época de reprodução dos canários, momento muito esperado pelos criadores. A ansiedade é grande HAHAHHAHHAe não é pra menos, pois este período será responsável pelos resultados que alcançaremos, seja em qualidade ou número de filhotes criados. Ao final deste período também deverá ser avaliado o manejo reprodutivo, nutricional, sanitário e outros confrontando as informações para que se proceda as alterações necessárias, visando melhorias para a próxima temporada.


Muitas questões surgem. Será que este ano vou conseguir criar melhor do que o ano passado? Será que estes filhotes serão futuros campeões? Será que meus pássaros estão sendo nutridos corretamente? Será que estou utilizando os aditivos de maneira correta ou estou praticando algum exagero? E aqui cabe uma colocação importante: atualmente encontra-se com muita facilidade vários produtos destinados aos canários para os mais diversos fins, e cabe ao criador estabelecer o seu próprio manejo, avaliar todos os produtos que utiliza e verificar se realmente estão lhe proporcionando os melhores resultados.


Passado o período de exposições, os criadores começam a se dedicar aos preparativos para o inicio da temporada de cria, que normalmente inicia-se no mês de julho e se estende até o mês de dezembro. Entre os criadores existe uma tendência de se aplicar manejo diferenciado nesta importante fase. Algumas destas práticas diferenciadas justificam-se pela alta exigência que incide sobre as matrizes reprodutoras neste período, mas é importante para um bom inicio reprodutivo que as aves recebam um manejo constante durante todo o ano, isto condiciona as aves e evita-se uma série de surpresas indesejáveis.  O que jamais deve acontecer é deixar as aves abandonadas durante boa parte do ano no canaril, alimentando-se só com alpiste e bebendo água e quando chegar a época de reprodução muda-se completamente fornecendo varias misturas de sementes, farinadas diversas, medicamentos e polivitaminicos para diversos fins. Para um bom resultado é importante que se mantenha um manejo mínimo adequando durante todo o ano, pois boa parte dos resultados alcançados não se constrói da noite para o dia  e sim com aquilo que se aplica no dia-a-dia.


O inicio da reprodução dos canários é estimulada pelo aumento do número de horas de luz, seja artificial ou natural e pelo aumento da temperatura média. Esta fase é marcada pela mudança de comportamento das aves onde os machos cantam mais e de forma mais intensa, já as fêmeas ficam em busca de materiais para a confecção do ninho. Esta mudança de comportamento ajuda o criador a tomar a decisão de juntar os casais no momento certo. Há criadores que fazem uso da luz artificial para que os canários fiquem prontos para iniciar a reprodução de maneira uniforme dentre todos os indivíduos do plantel. Para a execução desta pratica existe varias técnicas, mas com o objetivo comum de aumentar o número de horas de luz de forma gradativa, saindo de uma condição natural de 10 horas de luz por dia para 14 horas de luz por dia. Sabe-se também da importância da vitamina E nesta fase de reprodução, por isso dependendo da dieta fornecida para os canários deve-se realizar a sua suplementação.


Para a formação dos casais é importante que o criador esteja seguro de seus objetivos e que com a aplicação dos conhecimentos de genética consiga formar os casais de modo a satisfazer suas necessidades de melhoramento do plantel. A formação correta dos casais e o manejo aplicado serão responsáveis pelo sucesso do criador.


Logo após o acasalamento a fêmea começa a confeccionar o ninho, devemos sempre colocar a disposição materiais para este fim, evitando-se que a fêmeo arranque suas penas e as do macho.

Nas primeiras semanas já começam aparecer os primeiros ovos, que após serem incubados por aproximadamente 13 dias, irão dar origem aos primeiros filhotes.


 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware