Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

O Pássaro Para Concurso

o_passaro_para_concursoRoque Rafael de Moraes

É comum encontrarmos nos concursos regionais, pássaroscriados sem nenhum critério,
tuga
e o resultado para o criador na maioria das vezes, transforma-se em desestímulo para futuras participações em concurso.

Isso tudo ocorre porque a maioria dos criadores não se preocupam em procurar orientação técnica e criar com critério, visando a participação em concursos.
Damos a seguir algumas considerações que os criadores devem observar para criar pássaros que se destinam à participação em  concurso.

Aquisição de matrizes
O criador deve adquirir suas matrizes de criadores conceituados que criam com critérios técnicos, que tem controle e registro de todos os seus pássaros, o que permite futuros acasalamentos dos filhotes.

Formação de casais
O criador deve sempre buscar orientação técnica e formar os casais objetivando criar filhotes com a cor e características da classe onde o pássaro vai concorrer, portanto, o casal deve ser compatível para se evitar infiltrações de cor ou marcações indesejáveis que prejudicarão o mesmo no julgamento.

Seleção de filhotes para concurso
Devemos observar rodos os filhotes já a partir do ninho, pois alguns já se destacam e para esses devemos dar atenção especial porque pode estar surgindo um campeão.

Após a separação dos filhotes, já podemos ir fazendo uma pré-seleção, pois alguns filhotes já apresentam fatores que nos permitem descarta-los.

Quando os filhotes já estiverem com a muda de penas completa, é o momento de começarmos a observar os melhores avaliando a forma, o tamanho, a cor e as características da classe onde ele vai concorrer.

Com todas essas observações feitas, podemos então fazer um pré-julgamento e escolhermos os melhores exemplares que iremos preparar para ir ao concurso.

Preparação do pássaro para concurso
Os pássaros que se destinam a concurso devem ser vistoriados um a um com antecedência de no mínimo 60 dias.

Devemos observar todas as penas das asas e do rabo, retirando as quebradas e as prejudicadas para que nasçam penas novas, e não devemos nos esquecer de cortar as unhas quando necessário e procedermos uma limpeza das pernas e patas com uma aplicação de uma leve camada de pomada a base de cortisona, que as deixará com boa aparência e protegidas contra parasitas até o concurso.

Após essas providências, devemos colocar cada pássaro em uma gaiola tipo exposição e prepará-lo com banhos de sol pela manhã, e uma boa alimentação balanceada para não engordá-lo em demasia e para dar-lhe resistência contra o stress, que toda exposição e julgamento provoca.

Na semana que antecede o julgamento, adicionar 0,2 ml de glicerina líquida e 0,5 ml de vinagre de vinho branco a meio litro de água morna, agitar muito bem e dar banho com o auxilio de um pulverizador, para que a plumagem fique brilhante, macia, sedosa e aderente.

Como transportar o pássaro até o local da exposição
Para transportar os pássaros, utilize transportes com espaço suficiente, arejado, limpo, desinfetado e com Box individual e, divisórias fechadas para que o pássaro ao lado não prejudique com bicadas a plumagem do outro.
Utilize no piso de cada Box, areia lavada com água e Biocid (0,5ml para 1 litro de água), limpa e seca para servir como absorvente e impedir que as fezes venham a sujar o pássaro durante o transporte.
Se a viagem for curta, não utilize água nem comida no transporte, porém se a viagem for longa, utilize bebedouros com algodão para não molhar o pássaro e comida seca para não sujar o mesmo.
Dentro do possível, não pegue o pássaro com a mão, e antes de colocá-lo na gaiola de exposição, verifique as condições de higiene e segurança da mesma.
Após colocá-lo na gaiola, verifique as condições da água e da comida que o manterá durante a exposição, tudo feito, pode entrar no clima de campeonato e começar a torcer.
Haveria muito mais a dizer e detalhar mas espero que estas poucas linhas possam ser úteis de alguma forma para os próximos campeonatos.

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware