Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

Classe das Aves

classes_das_avesAs aves originaram-se a partir dos répteis, o que fica evidenciadotuga através das escamas que recobrem as pernas, do crânio com um côndilo occipital, dos mesmos anexos embrionários e da excreção do ácido úrico.A mais antiga ave conhecida é a ave-lagarto (Archaeopteryx lithographica), animal do tamanho de uma pomba. O fóssil encontrado na Baviera (Alemanha), em 1861, permitiu reconhecer nessa ave a presença de bico com dentes e cauda longa. Viveu no período Jurássico, há cerca de aproximadamente 150 milhões de anos atrás.

Sistema Tegumentário

O corpo das aves é recoberto por penas (anexos epidérmicos), e as pernas, por escamas córneas. A pele das aves não possui glândulas. Apenas algumas aves possuem, na região caudal, glândulas uropigiais que produzem uma secreção oleosa, usada na lubrificação e impermeabilização das penas e do bico. Outras aves (garças, gaviões, papagaios, etc.) possuem penas pulverulentas, isto é, penas cujas extremidades se desintegram à medida que crescem, formando um pó fino (como talco) que impermeabiliza as outras penas. As áreas do corpo cobertas por apenas denominam-se terílias. As penas que cobrem o corpo, exceto as asas e a cauda, denominam-se tetrizes. As penas grandes das asas, com função propulsora, denominam-se remígeas, e as penas grandes da cauda, que orientam o vôo, denominam-se retrizes. As plumas são penas macias e flexíveis que recobrem o corpo das aves jovens, e que nas adultas ocorrem por entre as demais.

Partes da pena:

cálamo + ráquis = eixo da pena

barbas + bárbulas = vexilo (lâmina) da pena

Pterilose: é a disposição das penas no corpo das aves. Ocorrem zonas com penas.
Mudas: ocorrem periodicamente. Formam um processo gradual e ordenado. O crânio é desproporcionalmente pequeno em relação ao corpo. Possuem apenas um côndilo occipital. As vértebras caudais são atrofiadas, formando o pigóstilo.

Sistema Digestivo

É do tipo completo. As aves possuem bico e língua córneos; não há dentes. As aves granívoras (que se alimentam de grãos) apresentam moela e papo, que são pouco desenvolvidos ou mesmo ausentes nas aves carnívoras e frugívoras (aqueles que se alimentam de carnes e frutas). No papo o alimento é amolecido. Daí o alimento vai para o proventrículo (estômago químico), passando a seguir para a moela (estômago mecânico), que é muito musculosa e substitui a falta de dentes nas aves. Após a trituração, o alimento dirige-se para o intestino delgado, onde ocorre a absorção dos produtos úteis, sendo o restante eliminado através da cloaca. A cloaca é uma bolsa onde são lançadas as fezes, a urina e os gametas. Como glândulas anexas ao sistema digestivo, existe no fígado e o pâncreas. Obs : o "leite-de-pomba" é uma secreção Láctea produzida pelo papo da ave adulta para a nutrição dos recém-nascidos.

Sistema Excretor

Os rins são metanefros, com dois ureteres que desembocam na cloaca, pois não possuem bexiga urinária e a sua excreção é rica em ácido úrico.

Sistema Respiratório

A respiração é pulmonar. Os pulmões são do tipo parenquimatoso, com vários canais de arejamento, ligados a cinco pares de sacos aéreos, ligados às cavidades dos ossos ppneumáticos.Possuem um "órgão do canto" chamado siringe, que se situa na traquéia ou nos brônquios. A siringe é mais desenvolvida nos machos, pois o canto deles serve para atrair as suas fêmeas e para delimitar os territórios.

Sistema Circulatório

A circulação é fechada, dupla e completa; o sangue venoso não se mistura com o sangue arterial. As hemácias são nucleadas e ovais. O coração tem 4 cavidades, que são conhecidos como: os dois átrios ou aurículas e os dois ventr&iaute;culo.

Sistema Nervoso

Apresentam sistema nervoso central e periférico com doze pares de nervos cranianos. O encéfalo apresenta cerebelo bem desenvolvido, pois necessitam de muito equilíbrio para o vôo. Têm visão bem desenvolvida. Percebem cores nitidamente, pois a retina contém muitos cones com gotículas de óleo. Apresentam membrana nictitante revestindo os olhos no sentido horizontal, como uma cortina. O olfato e a audição são muito apurados. O seu ouvido é dividido em ouvido externo, médio e interno.

Reprodução

- Fêmeas possuem apenas sistema reprodutor bem desenvolvido no lado esquerdo. No lado direito há um testículo rudimentar, o qual se torna funcional com a retirada do ovário. Mais raramente se pode formar um ovotéstis ou mesmo outro ovário.

- Ovíparas.

- Fecundação interna.

- Desenvolvimento direto.

- Ovos telolécitos completos, ricos em vitelo.

- Geneticamente, os machos são ZZ (homogaméticos) e as fêmeas são ZW (heterogaméticas).

- Aves nidícolas ou nidífilas (ficam no ninho após a eclosão dos ovos) e aves nidífugas (saem do ninho após a eclosão dos ovos). Os embriões das aves têm diversos envoltórios (ou anexos) embrionários que os protegem contra a dessecação e choques. Servem para a respiração, excreção e outras funções necessárias durante a vida embrionária. São o âmnio, o córion, o saco vitelino e o alantóide.


Sistemática

Na classe Aves, encontramos cerca de 9.000 espécies, divididas em dois grandes grupos:


RATITAS

Apresentam asas atrofiadas ou ausentes e osso Esterno sem quilha. Representados pelas seguintes ordens:

- Apterigiformes: quivi

- Reiformes: ema

- Estrutioniformes: avestruz

CARINATAS

Carinatas apresentam asas bem desenvolvidas e Esterno com quilha. São representadas por todas as demais ordens como:

- Esfenisciformes: pingüim.

- Pelicaniformes: pelicano, mergulhão.

- Ciconiformes: garça, cegonha, flamingo.

- Anseriformes: pato, ganso, cisne.

- Falconiformes: urubu, falcão, águia, abutre, gavião.

- Galiforrmes: codorna, faisão, peru, galinha, perdiz.

- Columbiformes: pombo.

- Pscitaciformes: papagaio.

- Estrigiformes: coruja.

- Piciformes: pica-pau.

- Passeriformes: passarinhos.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware