Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

Jac Gubbels - Testemunho

jac_gubbels

Texto: Jac Gubbles

Tradução: Ivo Leite


Jac Gubbels foi campeão holandês por mais de 20 vezes tendo também conquistado vários campeonatos do Mundo.A_Q_U_I___I_M_A_G_E_N_S

Quando comecei?
No início comecei por criar canários de cor e Fife Fancys mas não gostei muito. Foi quando me associei a um clube e visitei várias exposições que conheci os Lizard. Isto foi há 18 anos. Eu queria criar os Lizards pois quando os vi fiquei impressionado com o padrão das suas costas, o desenho dorsal (spangles). Comprei alguns Lizards, mas os resultados não foram bons. No ano seguinte eu e uns criadores mais experientes fomos ao Grand National em Birmingham (a maior exposição em Inglaterra) e comprei alguns Lizards de melhor qualidade. O criador Scott vendeu-me 5 dos seus casais e eu comecei a criar, desta vez com bons resultados, tendo no ano seguinte ganho o Campeonato do Mundo pela primeira vez. Voltei a Birmingham e comprei mais 4 casais ao Scott. A única coisa que tinha que fazer era de trabalhar o padrão das costas (spangles) porque em Inglaterra eles não trabalham muito essa parte do Lizard.

 

Cores:
Lizard Dourado (amarelo vivo)
Lizard Prateado (amarelo, cinzento/prateado)
Lizard Azul (fundo branco)
Lizard Vermelho (fundo vermelho)

 

Calotas:
Calota Perfeita (cheia)
Calota Partida
Sem calota

Os padrões:
O principal dos Lizards é o desenho dorsal (spangle), este tem de ser em linha desde a cabeça até à cauda. Desta forma os padrões da ave são similares ao de um lagarto (lizard). É por este motivo que a ave tem este nome. Do desenho das costas (spangle) vamos ao padrão das asas, este deve
ser bem visível e também bem interrompido. Isto leva-nos a outro padrão significante, o padrão, ao desenho do peito (rowings). Vemos muitas vezes Lizards com pouco rowings, sendo a maioria machos. Apesar de eu ter machos com bons rowings.

 

A ave mais bonita:
As crias Prateadas têm os melhores rowings porque o fundo cinzento/prateado faz sobre sair o pigmento.

Patas e Bico escuro:
As patas e o bico devem ser o mais escuro possível. Pode-se conseguir isto alimentando-os com a planta
"véu-de-noiva", (Polygonum Auberti) uma a duas vezes por semana. Se possível conservar as aves fora do sol porque este remove o pigmento castanho que os Lizards possuem.

A Calota:
A calota do Lizard deve ter a forma oval. A calota não se deve estender para além do pescoço. Por cima do olho a linha deve ser visível e marcada. No caso de uma calota partida, a parte interrompida deve ser agradavelmente escalada. As aves sem calota têm de ter um padrão escalado desde o bico até às spangles (dorso).

 

Aves de Exposição:
Esta parte é sobre o Lizard enquanto ave de esposição. Penso que a maioria dos criadores concordam quando digo que os Lizards são uma das aves mais difíceis de apresentar em exposições porque quando uma cria perde a cauda ou uma asa, esta vai voltar a nascer com uma borda branca. É por isso que quando se escolhe as aves para expor não se deve juntar muitos exemplares no mesmo espaço para que as aves não debiquem as penas umas das outras. Deve escolher as suas aves de exposição o mais rapidamente possível e assegurar-se que as aves não têm unhas claras e que as penas têm de ser suaves e brilhantes. Quando a ave tem penas de má qualidade não deve manter essa ave.

Costuma-se ver Lizards com o dorso brusco e/ou com um arco no pescoço. Estas aves têm de ser removidas do plantel porque a cor primária deve ser brilhante e bem espalhada, bem uniforme. As fêmeas são as melhores aves para exposição porque têm melhores padrões no peito (rowings). Deve manter as aves calmas alimentando-as com papoila azul.

 

 

Criação:
Há criadores que criam “meio” Intensivo X “meio” Intensivo mas desaconselho a fazerem-no. Não obterá aves de exposição desta forma. Tenha presente que um casal de calota perfeita (cheia) vai originar crias com excesso de calota, esta vai-se estender para além do pescoço. Pode-se criar Calota Perfeita X Calota Partida, Calota Patida X Sem Calota ou Calota Partida X Calota Partida porque não trás problemas. Já criei Sem Calota X Sem Calota e as crias eram de Calota Perfeita.

 

Quantos Lizards?
Em regra geral faço boas criações. Todos os anos tenho cerca de 220 Lizards. A maioria das vezes começo imediatamente após os Mundiais (Janeiro) e finalizo em Junho.

Alimentação:

Eu dou às minhas aves uma mistura de sementes que inclui 17kg de alpista. Dou papa com ovo e depois humedeço-a. Durante a criação as aves têm sempre à disposição papa com ovo ao qual adiciono sementes pretas. Certifico-me que as aves consomem minerais e grit.

 

 

 

 



 

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware