Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

Aspectos do Estudo da Origem e Genética da Poupa das Aves Através do Canário Arlequim Português

aspecto_do_estudoArmando Moreno

Conforme prometemos no N.º 3 da revista O Arlequim, vamos proceder neste artigo ao estudo dos fenômenosA_Q_U_I___I_M_A_G_E_N_S relacionados com a poupa.

Tendo sido aprovado o canário Arlequim pela Comissão Técnica de Canários de Porte do Colégio Português de Juízes de Ornitologia, presta-se esta ave ao estudo genético e propedêutico desse fenômeno mutante a que chamamos poupa. Encontra-se envolvido em mistérios e em mitos, nomeadamente em relação ao factor letal. Entre muitas outras questões que o fenômeno levanta surge a pergunta: porquê a poupa é um factor letal e o frisado não?

 

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

O primeiro facto que nos chamou a atenção foi o facto de não existir na Natureza nenhuma poupa com as características das poupas dos canários que, como é sabido, desenvolvem-se a partir de um ponto central ou de um risco, donde partem centrifugamente. A este dado soma-se outro não menos espetacular: as poupas das aves cultivadas pelo Homem são todas deste tipo: canários, bengalins, mandarins e periquitos ondulados possuem poupas de formato atrás referido. Poderemos dizer que existem ligeiras alterações, como é o caso do antigo Lancashire, mas as fugas são de pouca monta em relação a nosso estudo.

 

 

Destes dois elementos surgem algumas dúvidas importantes: o que vem a ser a poupa dos canários?

Do ponto de vista morfológico é fácil responder à questão e todos sabem como ela pode apresentar-se. Os criadores entendem que, se não for regular, como acima descrito, é defeituosa. Dizem defeituosas porque não obedece aos cânones estabelecidos.

Do ponto de vista microscópico e histológico é constituída por um redemoinho de penas que emergem obliquamente em relação à superfície da pena o que, aliás, ocorre também no cabelo humano: os cabelos lisos emergem perpendicularmente à superfície do couro cabeludo e os ondulados ou as carapinhas emergem obliquamente.

Mas o que faz surgir esta alteração da direção das penas? Eis a questão. Trata-se apenas de uma variedade, ou de uma anomalia, ou de uma doença?

Está largamente divulgado o efeito letal do gene poupa. Interessa, num estudo sério, partir de todas as dúvidas. As maiorias dos livros aceitam a tradição de que acasalando poupa com poupa manifesta-se o efeito letal. Mas muitos escritores confessam que não têm experiência pessoal e muitos criadores dizem o mesmo. Aceitam, porque é tradicional. Álvaro Rebelo refere que há vários anos acasalou dois Gloster corona porque não dispunha de momento de uma ave consorte para acasalar. Nasceram aves de poupa irregular. Também um criador de Setúbal, refere que acasalou bengalins de poupa com bengalins de poupa com bons resultados. Diz-se que o Lancashire inicial desapareceu por causa da poupa, pondo de parte a dificuldade da sua criação e fraqueza devido ao grande porte e mesmo aos factores das duas Grandes Guerras que, como é sabido, quase fazia desaparecer o Lizard. A poupa é tida como culpada de tudo.

 

Decidi, por isso, iniciar uma pesquisa a partir do zero, acasalando aves de poupa com aves de poupa: canários, bengalins, mandarins e periquitos ondulados.

O que é mais estranho é que o mesmo efeito, resultado do redemoinho da origem das penas, só é tido como letal na poupa porque em relação ao frisado, que tem origem semelhante, não é entendido como letal.

Entretanto estudei algumas hipóteses teóricas devido ao facto de dispor de uma canária que, acasalada com vários machos sem poupa, só me deu filhos com poupa.

A partir das leis de Mendel, e pondo de lado os casos que não dizem respeito ao que nos interessa, vejamos as hipóteses:

Partimos da hipótese de aves com factor dominante, sem factor letal. Como é sabido, as aves com fenótipo X podem resultar:

 

1 - de dois progenitores X (homozigóticos)
2 - de um progenitor X (dominante) e um progenitor Y (recessivo) (heterozigóticos)

Temos, portanto, que uma ave de fenótipo X pode resultar do acasalamento de homozigóticos (caso 1) ou do acasalamento de aves heterozigóticas (caso 2)

 

No caso de existir um factor letal:

É geralmente aceite que do acasalamento de duas aves com factor letal resulta:

25% de aves inviáveis (A)
50% de aves com fenótipo dominante mas heterozigóticas (B)
25% de aves com fenótipo recessivo (C )

A partir destes conhecimentos podemos trabalhar quer com as aves de fenótipo dominante quer com as aves de fenótipo recessivo.

Assim:

Acasalando B com B, obtemos o mesmo esquema já referido, de onde se selecionam apenas as aves B. Só que este acasalamento é diferente do primeiro porque resulta de aves B com B. Repetindo com os filhos e assim sucessivamente, vamos tornando o fenótipo cada vez mais aproximado do ponto de vista genotípico.

Acasalando C com C só podemos obter aves C.

 

No caso que nos interessa, isto é, o estudo das poupas, estamos a proceder, em 1999, ao acasalamento de aves poupa com poupa pela primeira geração (canários bengalins e mandarins). Dos nascidos, acasalaremos sempre, em futuras gerações, poupa com poupa e sem poupa com sem poupa.

Terminada a época de criação de canários podemos afirmar o seguinte:

De um casal A de canários obtivemos duas criações com o seguinte resultado:

1ª criação – 5 ovos todos cheios de que nasceram 5 aves, 3 com poupa e 2 sem poupa.
2ª criação – 5 ovos todos cheios de que nasceram 5 aves, 3 com poupa e 2 sem poupa.

Desta experiência, que foi iniciada já tarde em relação às criações deste ano, concluímos que todos os pássaros são viáveis e sem deformidades. Entretanto aguardamos os resultados entre os bengalins e os mandarins e prosseguiremos com as experiências com os canários no próximo ano.

 

 

 

 

 

 

Часть слов их "Скачать мини игры без ограничении по времени"жаргона мне удалось разобрать.

Мне "Ключи для авира скачать бесплатно"не очень-то понравилась идея с "Скачать фильмлюбовь зла"этим Зовом.

Можно различить звон металла, удар стали "Скачать игру на компьютер машу и медведь"о камень.

В воздух полетели "Песни павел воля песни скачать"камни, ножи, копья, "Аниме игры на компьютер"все, что попадалось под руку.

Потом "Скачать книги бесплатно для электронной книги фантастика"мимо Швейка прошла та, чьим "Антивирус касперского скачать яндекс"заботам была вверена собака.

Индеец говорил на своем "Скачать программы для изменения картинок"языке, но Джек знал этот язык "Ани лорак а дальше а дальше скачать"достаточно хорошо.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware