Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

Gloster - Porque Amarelo X Buff?

gloster_por_que_amarelo_x_buffEngland Gloster Canary
Tadução: Ivo Leite


De tempos a tempos o Homem questiona as regras pré-estabelecidas e pergunta “porquê?”.A_Q_U_I___I_M_A_G_E_N_S Este pode ser o primeiro mandamento dos criadores. Costuma-se dizer: cruzar sempre Amarelo X Buff (penas nevadas, mais suaves, moles). E porquê?

Neste artigo iremos considerar apenas os Gloster Fancy e os seus antepassados selvagens.
Os canários selvagens são selecionados pela própria natureza, é a lei do mais forte onde só os mais aptos sobrevivem, reproduzem e transmitem os seus genes.

Não há uma mão orientadora que nos diga que macho devemos acasalar com certa fêmea. Apenas quando o homem começou a domesticar os canários é que estes começaram a ter problemas de penas. No estado selvagem a natureza deu ao canário a sua essência: a sua forma, a sua cor, as suas penas deram tudo para ele se integrar na natureza. Contudo quando o Homem começa a mudar a natureza ele altera o seu equilíbrio, equilíbrio que demorou milhares de anos a atingir.

Para cada causa há um efeito, para cada coisa positiva há uma coisa negativa e isto verifica-se nos nossos canários. A natureza equilibra isto com acasalamentos não seletivos, acasalamentos não controlados. Quando o Homem decidiu mudar a aparência dos canários ele imediatamente começou a criar problemas, um dos quais está relacionado com as penas. Ao realizar acasalamentos seletivos o Homem começou a alterar todos os aspectos dos canários. Ele pretendia aves maiores, aves limpas, aves com poupa, aves variegadas, etc, e por causa disto ele mudou a plumagem. A mãe-natureza sempre insistiu numa plumagem intermédia mas o Homem descobriu através de experiências com cruzamentos que podia mudar o aspectos das aves assim como criar novas raças.

Cada raça criada é um passo de afastamento em relação à natureza e como já nos apercebemos, isto causa problemas. O canário Gloster Fancy é uma ave pequena, cheia ao redor do pescoço e dos ombros, e é aqui que reside o nosso problema. Se levarmos a natureza a alterar o seu equilíbrio ela dirá “Stop!” e se continuarmos a forçar vamos estar a correr riscos. Neste momento parece-nos haver já pouco espaço de manobra quando vemos os nossos Glosters nas exposições. Não vamos melhorar o Gloster Fancy ao tentarmos aumentar o seu tamanho através das penas. Quando criamos canários Gloster devemos ter em conta o que a natureza pretende e ao mesmo tempo ter em conta o standard da raça.
Tudo tem um oposto (negativo/positivo). Por esta lei da natureza, e é isto que devemos ter em conta ao fazermos cruzamentos selecionados, devemos averiguar os nossos resultados. O Homem criou este mandamento: cruzar sempre Amarelo X Buff uma vez que é a nossa maneira de imitar o que a natureza faz por si própria, mas uma vez não cumprida esta regra ao cruzar por exemplo duas aves idênticas iremos ver a vingança da mãe-natureza.

Não é a melhor idéia de no nosso canaril manter as penas intermédias. Como criadores de Glosters temos de entender as regras da natureza se queremos manter-nos no topo da canaricultura.

O Gloster Fancy é um canário feito pelo Homem e temos que perceber isso se queremos manter a raça relativamente livre de problemas nas penas. Não podemos simplesmente dar mais plumagem aos nossos Glosters e esperar que a mãe-natureza não atue.


Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware