Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

Muda Crônica

muda_cronica_ou_requeimaAloísio Pacini Tostes

A muda crônica ou requeima é um mal que muito incomoda os passeriformes. Caracteriza-se por váriasA_Q_U_I___I_M_A_G_E_N_S causas, entre elas: disfunção hormonal, problemas de stress, manejo incorreto, mudança de alimentação e ambiente, que fazem com que haja um descontrole que provoca a muda fora de época.

O pássaro fica trocando de penas sem parar, termina uma muda e começa outra. Estará, assim, inutilizado para qualquer tipo de atividade. Quase não canta e não servirá para a procriação, caso não sejam tomadas algumas medidas.

As causas podem ser: carência da vitamina A, ácido fólico, ácido patogênico, biotina, excesso de energia na ração - respectivo desbalanceamento, inclusive de proteína. Pode ser também carência de outros complexos de vitaminas e de aminoácidos para formação das penas, ou a submissão da ave a período prolongado em ambientes pouco arejados e muito quentes; e a falta de sol da manhã, piolhos das penas e dos canhões das penas e fungos.

Em geral, ataca pássaros mal tratados ou idosos, colaborando sobremaneira para o aparecimento de outras doenças pelo desgaste físico que provoca. Menos má é a requeima parcial de penas, que ocorre após algum stress, como por exemplo, o manejo antes do secamento da muda ou pela mudança de clima de uma cidade para outra ou troca de local do prego para outro local de temperatura mais alta na mesma casa.

A profilaxia é nunca deixar a ave em locais pouco arejados e excessivamente quentes (acima de 35 graus) e tomarem-se os cuidados devidos quando se trocar o local da morada e alimentar adequadamente as aves.
A melhor terapia para a muda crônica é soltar-se a ave em um viveiro onde possa tomar sol e chuva e fazer uma muda completa, inclusive a fase da secagem e lustragem das penas. Ministrar polivitamínico e tratar o problema específico.

Para a requeima de penas basto oferecer tranqüilidade, boa alimentação e resguardo até a fase final da lustragem das novas penas. Só se deve manusear o pássaro quando ele começar a cantar de novo sem qualquer tipo de estímulo.


Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware