Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

Nutrição no Período de Muda

nutricao_mudaRicardo Pereira

A alimentação e nutrição das aves são, normalmente, encaradas como um factor muito importante e,A_Q_U_I___I_M_A_G_E_N_S quase sempre apontadas como parte do sucesso ou insucesso na criação. Contudo a maioria dos criadores preocupa-se bastante mais com a alimentação das suas aves durante a fase de criação do que nas restantes.

Para analisar melhor a alimentação das aves, é necessário compreender em primeiro lugar o ciclo reprodutivo “natural” que apresenta alterações relevantes ao longo do ano.


Assim, podemos assinalar três fases distintas no ciclo reprodutivo anual das espécies sazonais, como é o caso do canário selvagem (Serinus canaria) e, obviamente da raça Gloster, iniciando-se como período de descanso, segue-se a época de reprodução, durante a qual o criador redobra a sua dedicação e cuidado para com as aves e, finalmente a época de muda.


Estas são as três fases consideradas mais relevantes na criação do canário ao longo do ano. Do ponto de vista nutricional, devemos acrescentar uma quarta fase, a qual se refere à preparação dos reprodutores, na transição entre descanso e reprodução.


A época da muda assume grande importância, pois influencia diretamente a aparência externa da ave. Uma ave com plumagem em más condições dificilmente se mostrará atrativa e muito menos poderá atingir bons resultados em exposição.


Vamos então analisar algumas particularidades da muda e como poderemos conseguir melhores resultados nesta fase através de uma nutrição equilibrada.


A plumagem é uma das características típicas das aves. Aquilo a que chamamos pena, é o elemento base e apresenta uma variação e constituição bastante complexas. Em temos evolutivos, as penas são uma adaptação das escamas dos répteis ancestrais.


Embora estejamos habituados a relacionar as penas unicamente com a capacidade de vôos, estas desempenham diversas outras funções e, podem mesmo assumir especializações bastante distintas.


Em primeiro lugar é um excelente isolante térmico, mantendo o corpo quente, este factor é de extrema importância nas aves cuja temperatura corporal é mais elevada que nos mamíferos. Segundo, porque permitem uma forma de identificação e comunicação visual, factores essenciais do ponto de vista da camuflagem natural e comportamento sexual.


Se as penas constituem o exterior das aves, são obviamente responsáveis pela sua coloração. A forma como as cores estão presentes nas penas é importante para compreender a pigmentação e a forma como observamos as nossas aves.
A cor é conferida por pigmentos que podem estar presentes na própria queratina e, neste caso, são compostas por pigmentos melânicos (melaninas). As melaninas podem de uma forma genérica ser negras (eumelanina) ou castanhas (phaeomelanina). As melaninas conferem as cores castanhas, negras e cinzentas.


Além desses pigmentos, existem os designados carotenóides que incluem a famosa cataxantina e os beta-caroteno. Existem outros carotenóides como luteínas, astaxantinas e rodoxantinas, com diferenças ao nível da química estrutural. Os carotenóides são de uma forma geral responsáveis pelas cores amarelo, laranja e vermelho.


Enquanto as melaninas são produzidas pela própria ave, os carotenóides têm de ser ingeridos na alimentação. Estas são as únicas cores pigmentarias que existem na plumagem, todas as outras como o verde e o azul são resultado de alterações estruturais nas penas que alteram a reflexão da luz.


De uma forma mito genérica, uma ave verde possui tanto a pigmentação melânica como factores refletores. Normalmente no caso dos canários, apenas o factor azul é apontado como um factor de reflexão embora tecnicamente estes existam também noutras linhas de cor.


Quando observamos uma ave, vemos apenas as extremidades das penas, já que estas encontram-se sobrepostas. Como esta também é a zona mais sujeita a desgaste, a coloração vai-se alterando com o tempo. Importa reter sobre a estrutura e formação da plumagem que a coloração apenas é adquirida durante o processo de crescimento da pena, uma vez terminado esse processo, a plumagem perde a capacidade de receber pigmentação melânica e lipocrómica. É por este motivo que é essencial que as aves disponham de condições de nutrição adequadas no período de muda, para que possuam uma plumagem bem constituída e atraente.


É importante fornecer aminoácidos sulfurados às aves em muda, pois desta forma entram em muda mais rapidamente, completando-a com mais facilidade e rapidez. A explicação é simples pois as penas são formadas quase inteiramente por proteínas e, particularmente proteínas ricas em enxofre, a alimentação rica em aminoácidos sulfurados facilita a constituição das proteínas necessárias.


As sementes são relativamente pobres em aminoácidos, sendo necessário fornecer suplementos alimentares balanceados encontrados nas melhores marcas disponíveis no mercado.


У "Скачать script bas"нас есть основания полагать, что "Джастина бибера все песни скачать бесплатна"с ним метис его правая рука, "Скачать группа рождество"а с такой поддержкой "Решебник кузнецов графики"он окажется нешуточным противником для "Чертежи каминов из кирпича"ваших охотников.

Я только хотел развлечь "Скачать программу для прожига дисков"тебя, Водичка.

От нового генерала ждали чудес, и "Л.толстой детство краткое содержание"он дал народу щедрые "Шаг вперёд саундтреки скачать"и торжественные обещания.

выкрикивает кто-то торжественную судебную "Скачать аудиокниги три мушкетера"формулу.

Из ревнивых женихов "Песня на день рождения мамы скачать"выходят равнодушные мужья.

Именно боль, а не лай койотов, не давала ему спать до утра.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware