Informação, Tecnologia e Qualidade a Serviço do Criador.

O portal feito para você e seu pássaro!

(19) 3873-4161 / (19)3903-2065 / (11)97110-0585

vendas@amgercal.com.br

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  |    |   São Paulo - SP 

O Lizard


Carlos Lima

O canário Lizard “lucertola”, é uma das maravilhas da canaricultura inglesa e de todo
I_M_A_G_E_M__A_Q_U_Io mundo. Sendo a sua origem desconhecida, supõe-se ter como berço a França. Foram no entanto, aperfeiçoados no Reino Unido a partir da segunda metade do Século XVI, apontando-se a hipótese de ser fruto de cruzamento com algum fringilídio, devido às características que apresenta.

E a única raça na qual a sua coloração interessa, não só em torno de toda a plumagem mas em torno de cada pena que cobre o seu belo manto.

E também considerado na generalidade um canário um canário de côr, pois trata-se de uma ave de linha escura, podendo ser comparada por analogia a um canário verde, visto possuir pigmento de fundo amarelo, o que nos Lizard intensivos provoca um verdadeiro contraste com a côr negra das escamas.

Distinguem-se duas variedades correspondentes

·  Os intensivos são chamados dourados.

·  Os nevados são chamados prateados.

O tamanho do Lizard não deve ultrapassar os 13 centímetros, devendo a sua forma ser proporcional ao resto do corpo. Na gaiola deve ter um comportamento calmo, e a sua posição de 90 graus.

CASCO OU COROA – 10 Pontos

Deve ser de forma oval, estendendo-se desde o bico até à base do crânio, de cor a amarelo dourado nos Lizard Dourado e amarelo menos intenso nos Prateados. Existem cinco tipos de casco ou coroa aceites pelo COM e OMJ a saber:

Coroa Perfeita

Quando o canário apresenta uma coroa privada de penas escuras, a forma oval e a linha de contorno passam exactamente cima dos olhos, sendo um defeito gravíssimo quando a cor amarela do casco ou coroa desce por debaixo da linha dos olhos, a que os ingleses denominam “Bald faced”.

 


Coroa quase perfeita

Quando o canário apresenta na coroa uma ou mais penas escura. Cobrindo uma área que não exceda 1/10 da área total da referida coroa.


 

Sem Coroa

Quando o canário não apresenta coroa na cabeça, sendo desta forma privado de penas de cor clara. Trata-se de uma variedade muito valiosa, pois as marcações são mais perfeitas e geralmente mais negras. Nestes, o júri deverá atribuir o máximo de pontuação, nos casos em que as escamas da cabeça se apresentarem perfeitas.

 

Quase sem coroa

Quando o canário apresenta uma ou mais penas claras na cabeça, ocupando uma extensão que exceda 1/10 da área total de uma coroa normal. Quanto à cabeça deve ser redonda.


Coroa imperfeita ou partida

Quando o canário apresenta algumas penas escuras na cabeça, ocupando mais de 1/10 parte da coroa.
São estes os menos apreciados pelos criadores, e por sinal, os mais numerosos. No entanto têm grande influência na reprodução, devido à importância que têm no reforço das marcações.


 

 

DESENHO DORSAL “SPANGLING” – 25 Pontos

O desenho das escamas do dorso em forma de meias luas, constitui a característica principal do canário Lizard.

A sua coloração escura está disposta em linha, desde o casco até ás remiges. Quando deparamos com uma ave cujo alinhamento não é perfeito. Muito embora diminua a sua beleza e estética, no ponto de vista de reprodução não é tão importante, visto esse defeito não ser de natureza hereditária.

Os 25 pontos são dados pela nitidez e pela regularidade com que o desenho dorsal se apresenta alinhado e intervalado.

QUALIDADE DA PLUMAGEM – 15 PONTOS

A plumagem destes canários é de uma beleza extraordinária e de um valor deveras reconhecido pelos apreciadores conhecedores, utilizam-nos em cruzamentos com outras variedades, com a finalidade de melhorar a plumagem.

Deve ser brilhante, aderente ao corpo, principalmente nos canários dourados, e um pouco mais volumosa  nos canários prateados.

Geralmente no primeiro ano de vida, a plumagem do Lizard é mais perfeita, vindo ano após ano a sofrer deteriorações, geralmente localizadas nas asas e cauda, pelo que apenas devemos apresentar canários jovens nas exposições.

É importante a alimentação à base de cataxantine e beta-corotene, pois tem a finalidade de intensificar a cor de fundo e coroa.

Deve apresentar-se no poleiro de maneira a formar um ângulo de 45º com a linha do horizonte. Deve ser uma ave tranquila, vivaz, saltando alegremente de poleiro para poleiro.

As asas não devem cruzar sobre o dorso.

DESENHO DO PEITO – 10 Pontos

As escamas peitorais “Rowings” devem ser perfeitamente nítidas e marcadas, convergindo em linhas paralelas e perfeitas estendendo-se ao longo do corpo (dos olhos à face da cauda).

Nota-se em muitos Lizards que, os rowings são bastantes defeituosos e em muitos deles quase invisíveis.

Para o criador desta variedade, é necessário ter em conta um perfeito desenho peitoral, que é sinal de uma ave de verdadeira classe.

O peito deve ser arredondado.

COR DE FUNDO – 10 Pontos

Distinguem-se duas variedades:

O Lizard Dourado, com a cor de fundo verde escuro, com reflexos dourados, sendo a corôa de um tom mais vivo brilhante.

No Lizard Prateado, a cor de fundo é branco.

A côr de fundo, deve ser uniforme, brilhante e límpida.

ASAS E CAUDA – 10 Pontos

As penas das asas e cauda, teoricamente devem ser completamente negras.

As penas brancas constituem um gravíssimo defeito e provoca a desclassificação em concursos.

Na reprodução não devem ser utilizados estes exemplares

CILS (SOBRANCELHAS) – 5 Pontos

Estão formadas por uma série de pequenas penas escuras, que partindo da base superior do bico, contorna e estende-se sobre os olhos, marcando desta forma o limite inferior da coroa.

MANTO E OMBROS – 5 Pontos

Partindo das escamas dorsais “Spangling”, verificamos que as penas que cobrem manto e ombros, são pequenas e negras, formando um artístico desenho em forma de anel prolongando-se até às remiges.

BICO, PERNAS E PATAS – 5 Pontos

Devem ser o mais negros possível, o que aumenta a qualidade do canário.
Nos canários em que o bico, pernas e patas se apresentem de côr mais clara, geralmente estes pormenores acompanham a côr de fundo e a sua tonalidade de coloração, com defeitos que devemos banir, tais como penas brancas e penas claras em vez de negras.

TAMANHO E POSIÇÃO – 5 Pontos

Não deve exceder os 13 cm.

PRINCIPAIS DEFEITOS

Sendo uma das raças de canários mais difíceis de criar ao pretender-mos aproximá-lo do standard oficial e ideal.

Para reprodução é importante e necessário utilizar reprodutores que não tenham defeitos transmissíveis, defeitos esses que passo a descrever:

1 – Presença de uma ou mais penas brancas na cauda e asas.

Não é aconselhável utilizar tais tipos de canários na reprodução, no entanto, isto é sempre possível e pode muitas vezes acontecer a um bom exemplar ser marcado por estas imperfeições.

Desta forma procuramos acasalá-lo com outro canário onde aqueles defeitos não existam. Do resultado deste acasalamento aparecem exemplares com penas brancas e outros completamente puros.

Estes últimos, posteriormente acasalados, dificilmente serão portadores daqueles defeitos.

2 -  Outro defeito ainda mais grave, é quando as penas das asas e da cauda se apresentam de côr acinzentada.

Geralmente as remiges, apresentavam numa certa altura na coluna ou espinha dorsal, uma tonalidade mais clara, sendo este defeito mais difícil critérios de selecção.

3 – Outro defeito grave no Lizard, é quando apresenta uma super-coroa, ultrapassando as dimensões exigidas para o seu standard e se estende ao longo do pescoço e por baixo dos olhos ( Bald faced ).

Se a coroa descer somente ao longo da face e existam placas de penas amarelas, em vários pontos do corpo, o defeito é mais grave ainda. Os canários marcados por esta imperfeição, não devem ser utilizados para reprodução.

4 – As patas e o bico desta variedade, devem ser como atrás focámos, o mais escuro possível, sendo o ideal apresentarem-se completamente negras aquelas partes do corpo.

A côr negra pouco escura ou meia avermelhada, geralmente é acompanhada de uma côr de fundo (no peito) com tonalidades claras. No caso de se verificar esta união, devemos eliminar da criação estes canários.

CRUZAMENTOS

Apresentamos a seguir alguns produtos finais obtidas a partir de aves com diferentes tipos de coroas:

1 – Coroa perfeita x Coroa perfeita

Coroas muito grandes (defeituosas)

Diversas coroas perfeitas

Algumas coroas quase perfeitas

2 – Coroa perfeita  x Coroa quase perfeita

Algumas possibilidades de coroas muito grandes (defeituosas)

Várias coroas perfeitas

Algumas coroas quase perfeitas

3 – Coroa perfeita – Coroa imperfeita

Coroas perfeitas

Coroas quase perfeitas

Coroas imperfeitas

4 – Coroa quase perfeita x Coroa quase perfeitas

Algumas coroas perfeitas

Algumas coroas quase perfeitas

Algumas coroas imperfeitas

5 – Coroa quase perfeita x Coroa imperfeita

Algumas coroas perfeitas

Algumas coroas quase perfeitas

Algumas coroas imperfeitas

Se pretendermos valorizar o standard no nosso Lizard, devemos então proceder assim:

Coroa quase perfeita x Coroa imperfeita

Coroa imperfeita x Coroa imperfeita

Sem coroa x Sem coroa

Os jovens Lizards são muito precoces em relação a outras variedades de canários, pois aos dezoito dias de idade, começam a abandonar o ninho e por volta dos vinte e quatro dias estão em condições de serem separados dos pais.

No entanto, o criador deve verificar se estão completamente independentes, isto é, se já não recebem comida dos progenitores.

LIZARD AZUL E DE COR

E um canário que apresenta com cor de fundo (no peito) o branco, resultante do cruzamento com canários de cor. Esta variedade é oriunda da Bélgica, muito embora o Border branco também tenha servido para o aparecimento desta raça.

Tem merecido por parte dos ingleses, principalmente pelo clube especializado nesta variedade (Lizard Canary Association) grandes críticas não sendo reconhecido em Inglaterra.e em muitos países europeus filiados na C.ºO.M., não sendo assim julgados em exposições.

Alegam os britânicos, e com razão, que o Lizard azul e outros (Bronze, Castanho, Agata, Isabel ) são uma degeneração do verdadeiro canário Lagarto.

LIZARD AGATA: Com fundo amarelo (Dourado)

Com fundo branco (Prateado)

Possuem um desenho perfeito e belo. O bico e as patas como nos ágatas clássicos, são claros.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Как приятно быть здесь с вами, "Скачать читы на игру копатель"говорили они один "Программу рисования скачать"за другим.

Посмотрите на эту большую, обращенную к "Скачать камеди клаб через торрент"юго-западу дугу, где группа гор образует естественное укрепление.

Но "Скачать музыку и слушать популярную"я очень рада, что вижу вас здесь; "Бланк заявления на загранпаспорт нового образца образец скачать"папа и Генри тоже будут "Игра гта кавказ играть"вам рады.

Чиун сломал перегородку между собой и Римо, "Игры про беременных барби"чтобы видеть, какие ответы будет давать "Скачать бесплатно браузер мазила фаерфокс"Римо.

Никто меня не преследует, ни от кого я не "Книга скачать андрей круз"убегаю.

Ночь близилась к концу, следовало позаботиться, "Книга сидни шелдона скачать"чтобы меня не узнал кто-нибудь из прохожих.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

2017© Amgercal Indústria e Comércio Ltda.
Fábrica e Escritório Central:
RUA PADRE FRANCISCO ABREU SAMPAIO, 33
Chácara Bela Vista - Sumaré - SP - cep: 13175-560
Tel: (19) 3873-4161 / (19) 3803-2065 / (11) 97110-0585 Whatsapp
E-mail: vendas@amgercal.com.br
Site e Publicidade: Artware