O azulão possui o nome científico de Cyanoloxia brissonii. Ele pertence a família Cardinalidae e em inglês é chamado de Ultramarine Grosbeak.
Ele também é conhecido popularmente como azulão-bicudo, azulão-do-nordeste, azulão-do-sul, reina-mor, azulão-verdadeiro, guarundi-azul, gurandi-azul, gurundi-azul e tiatã.
Distribuição do azulão
A ave ganhou este nome cientifico para homenagear Mathurin Jacques Brisson, um conhecido ornitólogo francês, mas logicamente que o nome popular faz referência a linda cor de suas penas.
Ele pode ser encontrado do nordeste do Brasil até o Rio Grande do Sul, chegando inclusive em países vizinhos.
Bolívia, Paraguai e Argentina são os principais locais. Ele é encontrado principalmente próximo de áreas com água, matas secundárias e plantações.
Características físicas do azulão
Possui um bico grande e negro. O macho da espécie tem as penas num tom escuro de azul, com algumas destacando-se por serem mais brilhantes.
Já as fêmeas e os filhotes possuem uma cor parda nas penas das asas e das costas. O ventre e outras partes inferiores possuem um tom mais claro.
Os pássaros que estão soltos na natureza costumam sem um pouco maiores na região sul do que os que vivem no nordeste Brasileiro.
Ele é bastante territorialista, não sendo encontrado em bandos. Inclusive na época de reprodução o casal irá demarcar seu território e qualquer invasor será prontamente retirado do local.
Este instinto é tão forte que até mesmo os filhotes acabam sendo expulsos pelos pais assim que tem condições de voar.
Alimentação do azulão
A sua alimentação na natureza costuma ser bastante variada, sendo composta principalmente de sementes, frutas e insetos.
Em criações você poderá tratar dele com uma ração Amgercal, como a ÚNICA, CRB entre outras.
Comentarios